domingo, 5 de abril de 2009

HUMIDADES ASCENSIONAIS

Um visitante do blogue passou por cá e deixou o seguinte comentário:

"ESTOU COM UM PROBLEMA NAS PAREDES DE UMA GARAGEM EM CAVE.AS QUAIS ESTÃO ATÉ CERCA DE 15 CM DE ALTURA COM A TINTA A "DESCASCAR" E O REBOCO TAMBEM A DESAGREGAR QUA NDO PASSAMOS O DEDO.NÃO HÁ NADA PERTO DE CANALIZAÇÕES, PELO QUE DEVERÁ VIR DO CHÃO.NÃO SEI QUE FAZER. SE HÁ QUE HÁ SOLUÇÕES PARA O PROBLEMA E ECONOMICAS."

Embora a descrição do problema seja bastante resumida, e cada caso deve ser alvo de um levantamento e estudo, vou tentar deixar aqui o meu contributo à eventual solução deste problema.
Pela descrição, tudo leva a crer que se trata do aparecimento de humidade ascensional.
Primeiro é necessário apurar a origem desta humidade.
Se a parede é exterior e/ou tem terreno encostado o melhor será efectuar um dreno pelo exterior e encaminhar as águas para as respectivas caixas de drenagem.
Mas se estamos perante paredes interiores, e volto a repetir, no caso de se tratar de um caso de humidades ascensionais provenientes do solo, existem no mercado produtos para injecção em paredes que apresentam estas patologias.
O método consiste na aplicação de furos um pouco acima da linha da humidade presente nas paredes com a aplicação de tubos ligados a sacos com impermeabilizante. Desta forma, a base da parede vai ficando impregnada de impermeabilizante impedindo a ascensão das humidades. Todavia esta solução para além de requerer a aplicação por parte de pessoal especializado não garante a 100% a resolução do problema, e é principalmente indicada para paredes de alvenaria de pedra.Outra hipótese será a aplicação de uma nova parede pelo interior, afastada da que apresenta problemas, assim vamos criar uma caixa de ar que deverá ser ventilada e conseguimos ocultar a patologia. Claro, e como não há bela sem senão, abdicando de alguns cm2 no espaço disponível.

Sem comentários:

Enviar um comentário